Aprendi MAIS quando passei a escutar MAIS

05/06/2012

A vida é um eterno aprendizado e não podemos negar que o mundo corporativo nos traz inúmeras lições. Temos que ter simplicidade para aprender com elas.

Saber escutar é uma das lições mais importantes que tenho aprendido em minha carreira profissional.

Ter humildade e maturidade para aceitar que outras ideias podem ser, em muitos momentos, mais eficazes que as nossas é outro aprendizado importante.

Quantas reuniões já participei em que os resultados não foram nada satisfatórios justamente porque os participantes tinham sérias dificuldades de escutar, até o final, o que o colega estava expondo. E pior, quando ele falava, algumas pessoas já formavam, em silêncio, sua opinião sobre o assunto. Se não escutavam, não conseguiam compreender de fato o que estava sendo dito e, portanto, não conseguiam contribuir com a ideia do colega, apenas criticá-la.

Isso é muito cansativo e gera estresse.

Quem respeita a vez do outro mostra maturidade profissional e ainda consegue aprender com as ideias alheias.

Disponibilizo a seguir algumas dicas interessantes que deveriam ser adotadas durante um processo de comunicação para torná-la mais efetiva.

- Deixe o colega expor seu pensamento e escute-o atentamente. Preste atenção realmente no que ele está falando.

- Se discordar da opinião dele, evite palavras como: “você está errado”, “não concordo”, “vejo que você não entendeu”.

Troque-as por esses questionamentos: “E se formos por esse caminho?”, “Por que, neste primeiro momento, não tentamos desta outra forma?" “Você podia explicar o seu ponto de vista?"  Mas faça isso apenas quando ele terminar de falar.

- Se você não tiver opinião sobre o assunto ou não estiver preparado para sugerir algo novo em cima das sugestões que escutou, evite fazer comentários. Por que criticar se você não vai colocar outra ideia no lugar?

- Se concordar com o seu colega, mas desejar inserir novas proposições, o faça usando palavras do tipo: “Complementando o que você está dizendo...”; "Visando contribuir com a sua opinião...”

Peça ainda a sugestão dele sobre suas colocações: “O que você pensa sobre o que eu estou falando?" “Podemos seguir por esse caminho?"

Ele poderá contribuir com dicas que você talvez não tenha pensado e, juntos, construirão algo mais sólido e eficaz. Com esta troca, ambos adquirem um novo conhecimento.

Temos dois ouvidos e uma boca, portanto, é sempre aconselhável ouvir mais e falar menos.