"Gostabilidade"

Por Denise de Moura - 09/11/2013

Profissionais que conseguem gerar impressões positivas sobre si, que sabem “se vender” e que são “gostáveis” têm muito mais chances de ser promovidos.

Queiramos ou não, essa é uma realidade que encontramos ainda hoje em muitas empresas. E o que fazer? Fingir que isso não existe? Aceitar a nossa realidade? Pedir demissão? Se sentir injustiçado?

Em primeiro lugar é importante ter em mente que dificilmente você conseguirá mudar uma opinião pessoal que alguém tenha a seu respeito, mas profissionalmente isso é mais fácil.

Se as pessoas responsáveis direta ou indiretamente pelas promoções em sua empresa (gerentes, clientes internos, externos) não sabem de fato como o seu trabalho faz a diferença, está na hora de virar esse jogo para ser mais reconhecido ou recompensado.

Você pode aumentar o seu índice de “gostabilidade” de algumas formas bastante simples e eficazes:

1) Contribua com o maior número de pessoas ou faça parte de projetos e grupos de discussão em sua empresa. Procure sempre se fazer presente, sugira melhorias e ideias, monte parcerias. Isso fará com que as pessoas comecem a perceber a sua contribuição nos processos;

2) Evite rodinha de fofocas, não fale mal da empresa em que trabalha e elogie sinceramente o trabalho dos seus colegas e do seu chefe. Poucas pessoas são capazes de dizer a um colega: “nossa, o seu relatório ficou excelente. Como você conseguiu esses resultados”! Essa fórmula é interessante porque ao elogiar, você começa a receber elogios também. Mas fique atento! Só expresse a sua opinião se de fato você admira o trabalho da outra pessoa, caso contrário, será rotulado de bajulador ou coisas do gênero.

3) Seja simpático e tenha bom humor. Pessoas mal-humoradas são mal vistas nas empresas, por mais que apresentem um bom desempenho. Sabe o que dizem de um profissional ranzinza? “Ele até que apresenta um bom desempenho, mas tem um péssimo comportamento.”

4) Faça um trabalho extraordinário a ponto de seus clientes internos ou externos terem vontade de enviar um elogio ao seu chefe. Se isso não ocorrer naturalmente, aplique avaliações formais ou informais após a realização do seu atendimento, consultoria ou serviço. Pergunte: “o que você achou da minha atuação?” “Em que eu posso melhorar?” e, claro, torne visível essas avaliações.

Como vimos, não é tão difícil aumentarmos o nosso grau de “gostabilidade” na empresa em que atuamos, basta termos atitude, trabalharmos com comprometimento e contribuirmos de forma efetiva.