Resposta de um candidato a uma empresa!

Por Denise de Moura - 13/12/2013

Muitas empresas precisam ficar mais atentas à forma como realizam a devolutiva dos seus processos de seleção. Os candidatos não são números, mas pessoas que estão em busca do seu primeiro emprego, de uma recolocação ou até mesmo de um sonho de realização profissional. Devolutivas frias e padronizadas, e-mails sem o nome do candidato no cabeçalho da mensagem e com explicações “sem pé nem cabeça” podem desestimular ainda mais um profissional e diminuir de vez a sua autoestima.

Percebo que este ainda é um ponto fraco dos setores que lidam com esse processo, o que tem gerado uma grande insatisfação por parte daqueles que participam de seleções para estágios, programas de trainees ou até mesmo para cargos de liderança.

Imaginem o contrário. O que uma empresa acharia se recebesse a seguinte mensagem de um candidato que deseja contratar:

--------------------

Prezado(a) Sr.(Sra). Empresa,

Agradeço o seu interesse na minha contratação, mas neste momento o seu perfil de negócio não se enquadra às minhas ambições e necessidades.

Boa sorte em seus empreendimentos.

Atenciosamente,

O Candidato

---------------------

Não podemos generalizar. É claro que algumas empresas trabalham de forma correta as devolutivas de seus processos de seleção, respeitando o candidato, entrando em contato com ele por telefone ou lhe enviando mensagens mais “humanizadas”, mas muitas ainda precisam melhorar a sua forma de comunicação, até porque, esse mesmo candidato pode ser o seu cliente.

Além disso, muitos participantes de processos de seleção possuem grandes redes de contatos e que, provavelmente, as estão utilizando não apenas para elogiar, mas também para falar mal da forma como algumas empresas atuam.