Cuidado para não morder a isca! Parte 2

20/03/2012

Quantas iscas são jogadas para você durante o dia? Ser agressivo ou ficar na defensiva não é a melhor solução quando alguém lança uma provocação. Agir com maturidade e serenidade nesses momentos pode ser uma boa saída. Você conseguirá gerenciar de forma inteligente algumas adversidades vivenciadas no trabalho e evitará que elas não se repitam. Não é fácil, mas não é impossível!

Veja como tratar as questões mencionadas no texto da semana passada:

- Um colega tem sempre uma opinião negativa sobre as suas ideias durante as reuniões de trabalho.

 Se um colega tem o hábito de criticar o seu trabalho na frente das outras pessoas durante uma reunião, trate a questão de forma madura. Faça sempre perguntas construtivas em cima dos comentários destrutivos que recebe. Questione como a sugestão dele poderá contribuir para a melhoria do processo na empresa. Sugira sentarem juntos para montar uma nova proposta. Se ele estiver com boa intenção, aceitará o seu desafio e você acabará ganhando um parceiro de trabalho. Caso contrário, ficará claro para todos que o seu colega só deseja ser “do contra” e, portanto, não vale a pena dar atenção aos seus comentários. No final, ninguém mais prestará atenção ao que ele tem a dizer.

- Quando você chega atrasado à empresa, ouve dos colegas provocações do tipo: “Boa Noite! Isso são horas?”

Se você está atrasado, as únicas pessoas que têm algo a ver com isso são o seu chefe e algum colega para quem você trabalhe diretamente. Avise a eles com antecedência sempre que precisar chegar mais tarde e negocie o pagamento dessas horas em outro momento. Não alimente as piadinhas que ouve sobre esse assunto. As pessoas que as fazem se cansarão ao perceber que você não dá a mínima. Responder ou se justificar pode ser prejudicial, pois você dará poder ao outro de sempre questionar os seus atrasos. Se as pessoas que precisam ter conhecimento do assunto já sabem, não há mais nada a dizer a ninguém.

- Se você vai trabalhar com uma roupa “pouco corporativa”, ou seja, não tão adequada aos padrões da empresa, acaba sendo alvo de piadinhas sobre o assunto.

A sua aparência pessoal é tão importante como qualquer outro quesito em uma empresa. Vestidos apertados e muito curtos, shorts, blusas amassadas ou rasgadas devem ser evitados. Deixe o seu “estilo pessoal” para o final de semana ou após o expediente e procure se adequar às normas da empresa, assim, não precisará ouvir nem se defender de provocações desta natureza. Além disso, nesse caso específico, dizer “eu não ligo para o que eles pensam de mim” não é a melhor saída. Preste atenção sim se receber com frequência  feedbacks sobre o assunto, sobretudo do seu superior. Provavelmente precisará fazer mudanças em suas roupas de trabalho. Lembre-se: vestimentas e comportamentos inapropriados podem lhe custar o emprego ou uma promoção.

- O seu chefe sempre faz críticas duras ao seu trabalho, mas você tem a certeza de que entrega exatamente o que lhe é solicitado.

Se o seu chefe vive criticando o trabalho que você acredita estar em conformidade com o que foi solicitado é hora de tratar essa questão de forma racional. Ficar fazendo suposições do tipo: “ele não vai com a minha cara”, “acho que serei demitido”, não resolverá a questão. Além de morder a isca, você fica preso à ela e não consegue sair do lugar. Sua insegurança irá aumentar toda vez que ele lhe passar uma demanda.
Sendo assim, se o seu gerente não dá explicações plausíveis dos motivos que o fazem sempre ser contra ao que você vem realizando, a iniciativa deverá partir de você. Diga que precisam conversar e marque um momento em que estiver mais tranquilo. Durante a reunião, pergunte como ele pode ajudá-lo a evitar que a situação se repita. Jogar parte da responsabilidade do problema para que o seu superior resolva não é errado e você mostrará maturidade e interesse em solucionar de vez a questão. Não leve a discussão para o lado pessoal, fique no campo profissional.
Com o passar do tempo você perceberá que ele age desta forma por inúmeros motivos: ou porque é o jeito que ele conhece de incentivá-lo a ir além; ou porque nem ele mesmo sabe o que está te pedindo e quando você entrega, a cabeça dele já está em outro projeto; ou por implicância mesmo etc. Neste último caso, deixar claro que você está na empresa para trabalhar e mostrar os resultados que ele espera é fundamental. Isso levará a questão para o lado racional.

A partir de agora, preste atenção às iscas que são jogadas a você diariamente para que não fique preso à elas. Algumas situações são realmente complicadas, mas não são impossíveis de serem resolvidas.