Comportamentos da liderança que fazem a diferença!

Por Denise de Moura - Adaptado de Gautam Kumra, Joydeep Sengupta e Vikram Malhotra. Foto: adaptado de OpenClipart-Vectors por Pixabay - 17/07/2022

 

 

 

 

 

Nesta pesquisa, os pesquisadores descobriram que não é ‘o que fazem’, mas ‘como fazem’ é que gera o diferencial no resultado, além da simplicidade de suas ações. A partir daí, foram elencados 6 comportamentos fundamentais apresentados por estas lideranças, cujas análises descrevo a seguir:


1. São ousados(as): mesmo em cenários de incertezas, em que a tendência é cometer o menor número de erros possível, ser ousado(a) envolve buscar novas oportunidades, visando entender e atender a demandas atuais e futuras de forma diferenciada. Estas lideranças têm uma visão clara do futuro e atrelam esta visão à estratégia organizacional. Este fator contribui, sobremaneira, para o desempenho financeiro.

2. Dão atenção a pessoas e a cultura: não adianta desenvolver a melhor estratégia se, em algum momento, em virtude de uma falha de comunicação, por exemplo, as pessoas irão resistir às mudanças. Estas lideranças se envolvem ativamente em questões como fortalecimento da cultura organizacional e liderança de pessoas. A pesquisa mostrou que as empresas, cujas lideranças, se dedicam a questões desta natureza, têm duas vezes mais chances de executar uma estratégia com sucesso.

3. Constroem equipes de alto desempenho: para isso, estas lideranças identificam, em primeiro lugar, quais funções são as mais importantes para a estratégia do negócio e, então, buscam pessoas que possam desempenhar estes papeis. Isto forma equipes com uma gama de conhecimentos diversa.

4. Ajudam o Conselho / Diretores em suas estratégias: estas lideranças mantêm relacionamentos de confiança e uma comunicação clara e transparente com a direção da empresa, sendo parceiras nos negócios. Trazem boas notícias, mas também as más, para que juntas, consigam resolver os problemas.

5. Começam com ‘Por que?’: são lideranças que se perguntam constantemente o ‘por que’ a empresa existe e fazem do propósito organizacional, a estratégia do seu modelo de negócios. Além disso, lideram com este propósito, o que contribui para a construção de relações de confiança. Discurso e prática caminham sempre juntos.

6. São autodisciplinados(as) e fazem uma excelente gestão do tempo: além de conseguirem gerenciar a si mesmos(as), essas lideranças conseguem lidar de forma rápida e assertiva com alguma urgência / emergência que venha a surgir, assim como conseguem encontrar momentos de relaxamento. É importante lembrar que ficar ligado(a) 24h é totalmente contraproducente.

Mesmo não fazendo parte da listagem identificada nesta pesquisa, me atrevo a inserir mais dois comportamentos fundamentais de lideranças excepcionais que conheci em minha trajetória profissional:


Têm empatia, caracterizada aqui não como ‘se colocar no lugar do outro’, mas como ‘respeitar pontos de vista diferentes dos seus’, demonstrando escuta ativa e abertura.
As pessoas precisam ter segurança psicológica em seus empregos, isto é, trabalhar em um ambiente em que possam dar a sua opinião, compartilharem percepções, sem sofrer qualquer tipo de retaliação ou julgamento.

São éticos(as) e íntegros(as): seus comportamentos e atitudes são pautados em valores éticos, de respeito, transparência e humildade. Essas lideranças criam uma cultura de integridade em todos os lugares por onde passam, deixando um legado para as pessoas que com eles(as) têm contato ou trabalham.
Essas lideranças têm facilidade para elogiar, reconhecer, pedir desculpas, assumir erros e são humildes com o seu poder.

Independente da profissão ou das atividades que desempenhamos, devemos sempre nos perguntar:
• Qual marca estou deixando para o outro?
• Como quero ser lembrado(a)?
• Qual diferença tenho feito para o mundo?

Estamos em constante evolução e precisamos ser pessoas melhores todos os dias!

A pesquisa completa pode ser acessada pelo link: https://www.mckinsey.com/featured-insights/leadership/how-to-be-a-great-...

Autores: Gautam Kumra, Joydeep Sengupta e Vikram Malhotra